Blog

6 tipos de construção

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Além da alvenaria tradicional, existem diversos sistemas de construção para executar uma edificação. Cada um destes tipos possuem suas determinadas características, vantagens e desvantagens que precisam de análise antes de serem executadas.

Tipos de construção ou sistema construtivo, significa a tecnologia e o método com o qual uma edificação é construída. Sendo assim, antes de escolher um sistema construtivo, é fundamental entender qual o tipo mais adequado para uma determinada construção.

Dito isto, conheça 7 tipos de construção e algumas de suas especificidades:

1) Alvenaria

Existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria convencional e a alvenaria estrutural.

A alvenaria convencional é o tipo de construção composto por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Sendo assim, esses elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da edificação, e a alvenaria possui a função de vedar e separar ambientes.
Este tipo de construção é o mais utilizado no Brasil atualmente.

Já a alvenaria estrutural é um tipo de construção um pouco mais prático e de fácil execução, além de ser mais barato também. No entanto, sua construção exige mão de obra mais especializada, já que todas as paredes precisam ficar niveladas.

2) Wood Frame

Esse tipo de construção utiliza peças de madeira maciça – normalmente de reflorestamento, em sua estrutura. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado com os materiais que serão utilizados para proteger a edificação de cupins e da umidade.

Além do baixo custo, esse tipo de construção também possui um ótimo desempenho acústico e térmico!

3) Container

Moderno e sustentável!

Como o próprio nome indica, esse sistema utiliza containers na construção e possibilita modularidade, rapidez e pode reduzir o custo em até 30%.

ATENÇÃO: Mão de obra especializada e uma avaliação minuciosa do terreno é fundamental para a segurança e bem-estar de todas as partes envolvidas!

4) Paredes de concreto

Este método construtivo é criado com base na construção industrializada. Nesse sentido, traz cálculos mais fiéis do que vai precisar na obra e substitui os tradicionais blocos por paredes pré-montadas anteriormente já com instalações elétricas e hidráulicas.

Seu material possui alta resistência ao fogo e pouco desperdício. No entanto, seu isolamento acústico não é muito bom e possui alto custo para produção.

5) Steel Frame

O steel frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural.

Esse tipo de construção também gera poucos resíduos e não há necessidade de água, sendo chamada de construção a seco.

6) Drywall

Para finalizar a nossa lista, as placas de gesso, mais conhecidas como Drywall, são utilizadas na construção a seco. Nesse sistema, os materiais de gesso são colocados sobre uma estrutura de aço e cobertos com um papel cartonado.

Bastante vantajoso, este tipo de construção apresenta um bom isolamento acústico, economia e agilidade!

Você já conhecia algum destes tipos de construção? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?

Nosso time está ansioso para atender você. ;)