Blog

One Residencial: fundação complexa e lajes protendidas marcam o edifício mais alto de Fortaleza.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Na bela cidade de Fortaleza, está sendo construído o incrível One Residencial, um edifício de luxo que se destaca não apenas por sua altura impressionante de 166 metros e seus 51 pavimentos, mas também por suas linhas arrojadas projetadas pelo talentoso arquiteto Daniel Arruda.

Para enfrentar os desafios de um solo desfavorável, o engenheiro Luciano Decourt desenvolveu um projeto inovador para as fundações do One Residencial. Ele combinou metodologias de fundações profundas, utilizando estacas hélice contínua e estacas ômega. Os engenheiros responsáveis pela obra explicam que a estaca ômega tem um método de execução semelhante ao da hélice contínua, mas também melhora a qualidade do solo. Ao perfurar com um trado cônico, a estaca ômega desloca a terra, aumentando o atrito lateral.

Além das estacas, também foram utilizados blocos de fundação para distribuir as cargas. Segundo o projeto, dois terços das cargas dos pilares foram direcionados para as estacas, enquanto um terço foi para o bloco de fundação, que funcionou como um grande radier. Esses blocos foram submetidos a cargas elevadas e, por isso, apresentaram uma taxa de armadura extremamente alta. Em um prédio de 20 andares, a taxa de armadura costuma variar entre 80 e 90 kg/m³, mas no One Residencial, a média registrada foi de 174 kg/m³. Em um dos blocos, a taxa de aço chegou a 222 kg/m³. A concretagem desses blocos foi um desafio que exigiu um controle tecnológico rigoroso.
Para garantir que a concretagem não ultrapassasse a temperatura máxima de 24°C, foi necessário utilizar concreto resfriado com gelo. Além disso, foram adicionados aditivos cristalizantes para impermeabilizar os blocos devido à proximidade do lençol freático. A concretagem foi monitorada de perto, com a instalação de termostatos nos blocos que mediam automaticamente a temperatura a cada 30 minutos.

Continue acompanhando o nosso blog para ler mais artigos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?

Nosso time está ansioso para atender você. ;)