Blog

Sistema Turn Key – O que é e como funciona

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Administrar contratos é uma tarefa bastante comum dentro da construção civil, o que não significa que não seja complicada. Lidar com diversos documentos, e tratar com muitas pessoas ao mesmo tempo, pode se tornar uma tarefa difícil se não for feito de forma organizada.

Dessa forma, surge o contrato Turn Key, que facilita a vida das empresas e simplifica a relação entre contratante e contratado.

A expressão Turn Key vem do inglês e significa “Entrega de Chave”. Trata-se de um modelo de gestão de obra moderno em que uma única empresa assume a execução completa do projeto – do início ao fim.

Com o modelo Turn Key, a logística torna-se simplificada, existe maior praticidade na entrega, redução de riscos legais e relação direcionada com o cliente.

Hoje em dia, ainda existem muitas empresas que não adotam o modelo Turn Key, e optam por contratar diferentes profissionais para realizar aspectos específicos da obra. No entanto, isso pode gerar diversos problemas, tais como: discrepância de qualidade entre um serviço e outro, necessidade de refazer trabalhos já concluídos, atraso em determinados setores, falta de padrão dos acabamentos, entre outros.

Turn Key na prática

É simples: um fornecedor realiza a obra do início ao fim – desde a concepção do projeto até a entrega das chaves ao cliente. A conclusão do projeto é o ambiente totalmente montado com o trabalho de estruturação, pavimentação, iluminação e acabamentos de construção.

Para tal, existem 2 tipos de contrato Turn Key:

O EPC (Engenharia, Compra e Construção) – onde a empresa responsável vai elaborar o projeto, comprar os materiais (pode ser com capital próprio ou com dinheiro do cliente, depende do contrato) e executar a obra em si.

O EPCM (Engenharia, Compra e Gestão da Construção) – onde a empresa responsável também elabora o projeto e compra os materiais, mas não executa a obra, e sim gerenciar a equipe que fará isso.

Vantagens do sistema Turn Key

Além de ser um sistema moderno e mais prático para todos os envolvidos, o modelo possui diversas outras vantagens. Confira:
✔ Logística simplificada;
✔ Maior praticidade na entrega;
✔ Redução de riscos legais;
✔ Estreitamento positivo da relação empresa x cliente;
✔ Tempo menor de obra;
✔ Simplificação logística;
✔ Menor custo de oportunidade;
✔ Integração de soluções.

Pode-se concluir que o regime de contrato Turn Key é uma simplificação útil para o setor construtivo. Além de garantir segurança jurídica, as empresas contam com maior agilidade e eficácia operacional. Todavia, é importante ficar atento ao contratar o parceiro que irá gerir a sua obra – opte por empresas de confiança e credibilidade.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?

Nosso time está ansioso para atender você. ;)